Investir na cultura de prevenção é a melhor forma de prevenir acidentes de trabalho

A importância da Higiene Ocupacional na prevenção de riscos a vida e a saúde no ambiente de trabalho

Higiene ocupacional é um conceito importante para a segurança laboral, uma vez que diz respeito à aplicação de ações para prevenir os riscos de acidentes e doenças no ambiente de trabalho.

Na higiene ocupacional, os riscos no ambiente de trabalho são classificados em categorias, cada uma relacionada a diferentes tipos de perigos, que podem afetar a saúde e a segurança dos trabalhadores. Confira quais são:

– Riscos químicos: exposição a substâncias químicas no ambiente de trabalho, que podem ser encontradas em formas sólidas, líquidas ou gasosas. Exemplos incluem solventes, poeiras, fumos, gases e vapores.

 Riscos físicos: exposição a fatores físicos que podem causar danos à saúde, sem necessariamente envolver contato com substâncias químicas. Exemplos comuns incluem ruído, vibrações, radiações (inclusive ultravioleta, infravermelho e radiação ionizante), temperaturas extremas (calor ou frio) e pressão atmosférica anormal.

– Riscos biológicos: exposição a agentes biológicos, como vírus, bactérias, fungos, parasitas e outros micro-organismos. As doenças infecciosas, reações alérgicas e outras condições de saúde podem resultar dessa exposição.

A NR-9, que trata da AVALIAÇÃO E CONTROLE DAS EXPOSIÇÕES OCUPACIONAIS A AGENTES FÍSICOS, QUÍMICOS E BIOLÓGICOS, é uma das normas regulamentadoras relacionadas à higiene ocupacional no Brasil. É ela que estabelece os requisitos para a avaliação das exposições ocupacionais a agentes físicos, químicos e biológicos quando identificados no Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), previsto na NR-1, e subsidiá-lo quanto às medidas de prevenção para os riscos ocupacionais.

Confira as etapas da higiene ocupacional, segundo a NR-9:

  1. Identificação das Exposições Ocupacionais aos Agentes Físicos, Químicos e Biológicos;
  2. Avaliação das Exposições Ocupacionais aos Agentes Físicos, Químicos e Biológicos;
  3. Medidas de Prevenção e Controle das Exposições Ocupacionais aos Agentes Físicos, Químicos e Biológicos.

Sua empresa está em conformidade com o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) e as diretrizes de Higiene Ocupacional? Entre em contato conosco (comercial@rhmed.com.br) e saiba como a RHMED pode te ajudar.

Segurança no trânsito: segundo o MPT, 33,96% dos condutores de cargas têm menos de quatro dias de repouso por mês

Não podemos deixar de falar sobre o Maio Amarelo, movimento global de conscientização para a segurança no trânsito, e da campanha “Juntos por um Ambiente de Trabalho Seguro e Saudável”, promovida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), voltada para a segurança dos profissionais do transporte.

Esse é um tema muito importante, uma vez que o setor de transportes enfrenta desafios que afetam diretamente a saúde e a segurança de seus profissionais. Segundo o MPT, 33,96% dos condutores de cargas têm menos de quatro dias de repouso por mês. Além disso, 13,21% afirmam que descansam menos de 6 horas entre as suas jornadas.

A situação do trânsito de cargas nas estradas brasileiras é complexa. Muitos acidentes são evitáveis e são provocados pela extensão e a má condição das estradas, bem como pela pressão sobre o prazo de entrega de cargas, geralmente curto, que exige muito dos motoristas.

É necessário que governos, empresas e organizações do setor devam adotar medidas abrangentes para prevenir acidentes. Isso inclui investimentos em treinamentos específicos, regulamentações mais claras, jornadas de trabalho equilibradas, proteções sociais robustas e a promoção de uma cultura de segurança.

A campanha “Juntos por um Ambiente de Trabalho Seguro e Saudável” é um passo importante nessa direção. O MPT lançou um documentário de 10 minutos que examina os impactos humanos e financeiros dessas ocorrências para empresas e empregadores e revela que o Brasil está entre os países mais perigosos para se trabalhar no mundo: são 70 acidentes por hora.

Com objetivo de chamar a atenção de empregadores para engajar seu time em ações e cuidados com o meio ambiente do trabalho, a campanha oferece ainda recursos atrativos que podem ser replicados por empresas e organizações, gratuitamente, em suas redes sociais, site e em ações de comunicação interna.

É importante que os setores de saúde ocupacional e de transporte se unam para garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável para todos os profissionais do transporte. Afinal, a segurança deles é fundamental para manter o setor em movimento.

Movimento Abril Verde ressalta a relevância da cultura de segurança e saúde no trabalho

A prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, bem como a conscientização dos empregadores e trabalhadores, são pontos cruciais nas discussões do mês.

O Movimento Abril Verde tem como objetivo disseminar e conscientizar os empregadores, trabalhadores e toda a população sobre a implantação de ações de prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Mas por que abril? O quarto mês do ano possui datas importantes relacionadas à saúde.

No dia 7 é comemorado o Dia Mundial da Saúde, data criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). É um momento para trabalhar também questões importantes relacionadas à saúde dos (as) trabalhadores (as), bem como a sociedade em geral, promovendo a conscientização e estimulando políticas públicas para o bem-estar da população.

Já no dia 28 é celebrado o Dia em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho. Essa data é importante para a reflexão, discussão, conscientização, troca de experiências e o desenvolvimento de ações para a diminuição do número de acidentes de trabalho registrados no Brasil, com a participação de instituições, empresas, trabalhadores, empregadores e toda a sociedade brasileira.

Desde a criação do Movimento Abril Verde, estudos indicam que houve um aumento na compreensão dos direitos dos colaboradores, com a adoção de técnicas de segurança no ambiente de trabalho e a supervisão e regulamentação por parte das autoridades competentes. Segundo especialistas, investir em iniciativas de prevenção de incidentes e enfermidades relacionadas ao trabalho é capaz de assegurar um ambiente laboral mais seguro e saudável.

RHMED: cuidar da saúde dos colaboradores é a nossa vocação

A RHMED possui ampla gama de serviços voltados para gestão e cumprimento de requisitos legais em Segurança e Saúde Trabalho, contando com uma equipe multidisciplinar de engenheiros e técnicos de Segurança, além de profissionais de saúde ocupacional.

A preparação, implantação e gerenciamento de programas de engenharia e Segurança do Trabalho resultam em bem-estar e qualidade de vida para os colaboradores. A RHMED tem a solução adequada para atender à demanda de segurança do trabalho na empresa, disponibilizando produtos para prevenção dos acidentes de trabalho e enfermidades ocupacionais, além de resguardar a integridade e a capacidade do colaborador.

Benefícios para sua empresa na contratação da RHMED na Gestão de Segurança do Trabalho:

• Melhoria contínua nas condições do ambiente de trabalho.

• Mitigação de riscos nos processos de trabalho.

• Aperfeiçoamento dos profissionais.

• Redução dos Acidentes e Doenças Ocupacionais e consequentemente custos.

• Aumenta a produtividade e a qualidade do trabalho.

• Melhora a motivação dos colaboradores.

• Reduz acidentes e custos com afastamentos.

• Minimiza índices de doenças ocupacionais.

• Minimização de passivos trabalhistas.

Saúde mental e a efetividade do seu negócio

Há uma linha tênue entre a cobrança dos líderes à equipe, a saúde mental dos colaboradores e a efetividade do negócio. A pressão por resultados existe em qualquer ambiente de trabalho, mas até que ponto essa cobrança interfere na saúde mental das pessoas? Qual é o limite? Como avaliar se a liderança está passando do ponto e, consequentemente, prejudicando o desempenho dos seus comandados?

De acordo com a pesquisa feita pela The School of Life – organização focada em inteligência emocional –, em parceria com a Robert Half –, empresa global de recrutamento especializado –, a suspeita é de que a balança entre produtividade e saúde mental ainda esteja desequilibrada. O levantamento foi feito no Brasil, de forma online, com 387 gestores e outros 387 liderados.

Conforme a pesquisa, quase 50% dos líderes consultados admitiram ter deixado de produzir ou de se manter engajados em algum momento por estarem emocionalmente abalados. Outro dado curioso do levantamento mostra que 37% dos gestores afirmaram que estão sem tempo para cuidar da própria saúde e do bem-estar.

Antes de mais nada, é muito importante que a empresa deixe claro seus valores e cultura. O segundo ponto é definir os critérios para buscar um líder: muitas vezes se contrata ou promove uma pessoa pela sua capacidade técnica, mas isso não quer dizer, necessariamente, que ela terá um bom desempenho na função. É necessário investir no desenvolvimento de outras habilidades nos líderes.

Outro ponto importante é avaliar todos os “quesitos”, afinal, o engajamento dele vai interferir diretamente em seus liderados e, consequentemente, no sucesso do negócio. A pesquisa mostra ainda que um ambiente de trabalho tóxico é o principal fator para pedidos de demissão por parte dos liderados.

Por isso, é muito importante que as empresas realizem pesquisas internas sobre saúde mental com regularidade. Somente a partir destes dados será possível promover ações, além de sensibilizar e educar as pessoas sobre saúde mental. Lembre-se: o resultado vem do trabalho humano!

Como se diferenciar promovendo um ambiente de trabalho seguro e sustentável?

Como se diferenciar promovendo um ambiente de trabalho seguro e sustentável?

No cenário empresarial atual, a integração de práticas como Saúde, Segurança e Sustentabilidade não é mais uma opção, mas uma necessidade imperativa para garantir o bem-estar dos colaboradores e impulsionar o crescimento sustentável das organizações. Visto isso, para empresas comprometidas com a excelência operacional e responsabilidade social, a adoção dessas tendências é uma estratégia essencial.

A saúde e segurança dos colaboradores são pilares fundamentais para o sucesso de qualquer empresa. A implementação de medidas proativas para prevenir acidentes de trabalho, promover ambientes ergonômicos e garantir o acesso a equipamentos de proteção adequados não apenas protege os trabalhadores, mas também melhora a produtividade no local de trabalho.

Ademais, a aplicação de tais práticas possibilitam também o cumprimento de regulamentações e normas relacionadas à saúde e segurança, com o objetivo de evitar penalidades legais e manter a reputação da empresa. Acompanhar e se adaptar às mudanças regulatórias, bem como investir em programas de conformidade e treinamento, são estratégias-chave para garantir a conformidade contínua.

Cliente líder em mineração é referência em saúde e conquista prêmios

Com 28 anos de experiência, a RHMED expande suas atividades e foca em saúde corporativa. A instalação de ambulatório próprio em uma empresa líder em mineração permitiu 21 mil atendimentos entre janeiro de 2022 e dezembro de 2023.

Além do atendimento ocupacional, fornecemos atendimento assistencial à população da empresa – colaboradores, dependentes, visitantes, terceiros e coabitantes. A medida permite que a equipe de saúde corporativa vá até um colaborador ou familiar que precise de algum atendimento domiciliar.

A combinação da saúde ocupacional com a assistencial eleva a qualidade de vida e o bem-estar dos colaboradores. Assim, o atendimento procura reduzir os custos e a sinistralidade do plano de saúde.

O cliente da RHMED ganhou três prêmios, sendo um internacional, como referência em saúde. O ‘Cuidado Coordenado’, nome da iniciativa, permite a gestão integrada da saúde populacional, com olhar diferenciado para o ser humano. São de 500 a 600 atendimentos/mês da equipe da RHMED.

Em suma, o emprego de tendências em Saúde, Segurança e Sustentabilidade não é apenas essencial para cumprir obrigações legais e éticas, mas também representa uma oportunidade estratégica para as empresas fortalecerem sua posição no mercado, protegerem seus colaboradores e contribuírem para um futuro mais sustentável.

Ao priorizar a integração dessas práticas em suas operações, as empresas não apenas mitigam riscos, mas também abrem caminho para o crescimento sustentável e a excelência empresarial a longo prazo.

Use a tecnologia a seu favor na saúde ocupacional

Antes de apresentarmos as formas como a tecnologia pode beneficiar a saúde ocupacional, vamos entender a sua importância social. A saúde ocupacional é uma área que se derivou de uma necessidade apresentada pela Medicina do Trabalho, mas ambas têm como objetivo preservar a saúde do trabalhador no ambiente do trabalho.

Enquanto na Medicina do Trabalho o foco é exclusivo na preservação da integridade do trabalhador, na saúde ocupacional a preocupação é com o ambiente laboral como um todo. Ou seja, o foco se dá na redução dos riscos no espaço de trabalho e não somente na prevenção da saúde do trabalhador. Para que isso seja possível, outros profissionais devem estar envolvidos no processo, como engenheiros e psicólogos, por exemplo.

Com o intuito de garantir o bem-estar físico, mental e social do trabalhador e, consequentemente, prevenir doenças e acidentes no ambiente laboral, são propostas diversas ações. Nesse processo, a tecnologia permite que os procedimentos sejam executados com mais rapidez, menos falhas e melhor qualidade, o que garante a execução do trabalho com mais eficiência. Os colaboradores se sentem mais motivados e a empresa preserva a sua equipe, evitando acidentes de trabalho.

Confira algumas tecnologias que podem modernizar a clínica ocupacional:

1- Prontuário eletrônico

A estrutura de um prontuário médico é padronizada e definida pela resolução número 1638/2002, do Conselho Federal de Medicina (CFM). Ele pode ser tanto em papel, quanto eletrônico, neste formato, o armazenamento e acompanhamento dos dados é mais seguro e eficaz.

No prontuário eletrônico não há risco das informações se apagarem com o tempo e é possível anexar exames de imagens e laudos para revisão, o que permite acompanhar a evolução ou a retração de alguma doença.

2- Telediagnóstico

É uma das áreas da telemedicina. Por meio do telediagnóstico, a empresa de saúde ocupacional pode terceirizar a realização dos laudos dos exames, ganha agilidade no atendimento e pode contar com profissionais altamente especializados e de elevado custo de contratação, principalmente em áreas afastadas de grandes centros.

As clínicas também ganham com a terceirização da emissão dos laudos, pois podem ampliar seu atendimento, uma vez que os profissionais antes dedicados à função podem ser direcionados para outras atividades.

3- Sistemas de gestão da saúde ocupacional

Outra tecnologia fundamental para melhorar e organizar o atendimento é um sistema de gestão de saúde ocupacional, através do qual é mais fácil controlar toda a empresa e seus colaboradores. Uma boa ferramenta é capaz de integrar informações dos departamentos, automatizar processos e gerar economia de tempo e uma gestão mais inteligente.

O maior software integrado de gestão ocupacional no Brasil é o SOC, que atende empresas com SESMT e prestadores de serviço na área de saúde e segurança do trabalho. Este sistema permite a integração com outros, como o eSocial e PPRA.

4- WhatsApp Empresarial

O WhatsApp Business, conhecido em português como WhatsApp Empresarial, possui uma versão gratuita para pequenas e médias empresas e uma versão paga para organizações maiores.

A ferramenta permite que a sua empresa envie informações automatizadas para os clientes, como, por exemplo, informando o horário de funcionamento e outros canais para atendimento. Outra função disponível é ter respostas rápidas automatizadas para as perguntas mais frequentes dos clientes.

Quer saber como a RHMED pode te ajudar? Entre em contato com a gente através do email comercial@rhmed.com.br ou pelo telefone (21) 2158-8000.

ASO – Qual é a sua importância para as empresas do setor de varejo nas festas de fim de ano?

ASO – Qual é a sua importância para as empresas do setor de varejo nas festas de fim de ano?

 

À medida que nos aproximamos das festividades de final de ano, como Natal e Ano Novo, o setor de varejo entra em um período de alta demanda. Empresas de todos os tamanhos e segmentos se preparam para atender a um aumento significativo no volume de vendas, contratações temporárias e uma carga de trabalho intensificada. No entanto, em meio à essa atualização, é crucial não negligenciar a saúde e a segurança dos trabalhadores temporários e permanentes. É aqui que entra o Atestado de Saúde Ocupacional (ASO).

 

O que é o ASO e por que é fundamental?

 

O ASO é um documento obrigatório por lei que avalia as condições físicas e mentais de um colaborador em relação às atividades que desempenha na empresa. Ele é um instrumento essencial para garantir que os funcionários estejam aptos a exercer suas funções de maneira segura, minimizando riscos à saúde no ambiente de trabalho.

 

A relevância do ASO durante o período de festas

 

Durante as festividades de final de ano, o setor de varejo experimenta um aumento exponencial na contratação de funcionários temporários. Setores, como o de combustíveis, supermercados e alimentícios, tiveram um considerável crescimento, de acordo com pesquisa da Gupy Insights/Accenture. Portanto, é vital que esses novos contratados também passem pelo processo do ASO. Veja o porquê:

 

  • Prevenção de riscos e garantia de produtividade

 

Além de avaliar a saúde dos colaboradores, o ASO auxilia na prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. No ambiente agitado do varejo, durante as festas de final de ano, a prevenção se torna ainda mais crucial. Funcionários saudáveis não só são importantes para um ambiente de trabalho mais seguro, mas também para uma maior produtividade, garantindo um melhor atendimento aos clientes e preservando a imagem e recompensa da empresa.

 

  • Responsabilidade social e legal das empresas

 

As empresas têm a responsabilidade legal de garantir a segurança e a saúde de seus funcionários, sejam eles temporários ou permanentes. O descumprimento das normas pode acarretar em sanções legais e danos à imagem da empresa. Portanto, investir na realização do ASO é uma medida não apenas ética, mas também legal e estratégica para as organizações.

 

Neste período de alta demanda do setor de varejo, é essencial que as empresas se atentem à importância do ASO. Garantir a saúde e a segurança dos colaboradores não é apenas um requisito legal, mas um investimento valioso para o sucesso a longo prazo da empresa.