Alterada Norma Regulamentadora sobre o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais

Foi publicada no dia 07 de julho, a alteração do Anexo 2, da Norma Regulamentadora nº 9, que trata do PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, que dispõe sobre a Exposição Ocupacional ao Benzeno em PRC – Postos Revendedores de Combustíveis, através da Portaria do Ministério do Trabalho nº 871/2017.

O subitem 12.1.1 do Anexo 2 da NR-9 passa a vigorar com a seguinte redação:

“12.1.1 Os trabalhadores que realizem, direta ou indiretamente, as atividades críticas listadas no subitem 5.1.1.1, exceto as alíneas “d”, “g” e “h”, e, inclusive, no caso de atividade de descarga selada, alínea “e”, devem utilizar equipamento de proteção respiratória de face inteira, com filtro para vapores orgânicos, assim como, equipamentos de proteção para a pele.”

A alteração promovida no citado subitem 12.1.1 do Anexo 2 da NR 9, em comparação com a redação anterior, diz respeito à supressão do “fator de proteção não inferior a 100” em relação ao filtro do equipamento de proteção respiratória para vapores orgânicos.

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Estamos preparados para atender às determinações legais, por meio de sistemas operacionais e capacitação de profissionais, viabilizando a disponibilização de informações de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho, atendendo as demandas dentro dos prazos estabelecidos pelo governo.

A RHMED atende todas as exigências da RN-9 e fornecemos consultoria em diversos Programas de Segurança do Trabalho, tendo como  finalidade conservar a saúde e integridade física dos colaboradores.

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Como um chefe tóxico contamina o ambiente de trabalho

Recentemente o site Valor Econômico divulgou uma notícia sobre denúncias de assédio sexual e de um aparente ambiente tóxico no trabalho.

A pesquisadora Abigail Phillips, da Alliance Manchester Business School analisou uma amostra internacional de 1.200 funcionários de empresas de diversos setores em busca dos efeitos de trabalhar com um chefe que apresente traços de comportamento psicopata — como impulsividade, pouco controle das próprias ações, e pretensão a manipular os outros — e narcisista, o que inclui sentimentos de grandeza e necessidade de ser admirado.

De acordo com Abigail, na medida em que esses traços de personalidade foram encontrados em gestores, maior era a prevalência de bullying no ambiente de trabalho, insatisfação com o emprego, estresse, depressão e de um comportamento improdutivo entre os subordinados.  Os resultados apontam ainda que, além dos efeitos no bem-estar das equipes, os funcionários também acabam desenvolvendo um comportamento tóxico. Mas também é possível que as companhias façam intervenções para diminuir esses comportamentos.

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Viabilizando a educação e informação dos colaboradores da empresa sobre os mais variados temas relacionados à qualidade de vida dentro e fora do ambiente de trabalho, promovemos palestras que englobam outros aspectos da qualidade de vida. Podendo ser voltadas ao entretenimento, e assim motivar, melhorar o humor, ou mesmo para abordar outros aspectos importantes para a saúde e o bem-estar.

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