Segurança no trânsito: segundo o MPT, 33,96% dos condutores de cargas têm menos de quatro dias de repouso por mês

Não podemos deixar de falar sobre o Maio Amarelo, movimento global de conscientização para a segurança no trânsito, e da campanha “Juntos por um Ambiente de Trabalho Seguro e Saudável”, promovida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), voltada para a segurança dos profissionais do transporte.

Esse é um tema muito importante, uma vez que o setor de transportes enfrenta desafios que afetam diretamente a saúde e a segurança de seus profissionais. Segundo o MPT, 33,96% dos condutores de cargas têm menos de quatro dias de repouso por mês. Além disso, 13,21% afirmam que descansam menos de 6 horas entre as suas jornadas.

A situação do trânsito de cargas nas estradas brasileiras é complexa. Muitos acidentes são evitáveis e são provocados pela extensão e a má condição das estradas, bem como pela pressão sobre o prazo de entrega de cargas, geralmente curto, que exige muito dos motoristas.

É necessário que governos, empresas e organizações do setor devam adotar medidas abrangentes para prevenir acidentes. Isso inclui investimentos em treinamentos específicos, regulamentações mais claras, jornadas de trabalho equilibradas, proteções sociais robustas e a promoção de uma cultura de segurança.

A campanha “Juntos por um Ambiente de Trabalho Seguro e Saudável” é um passo importante nessa direção. O MPT lançou um documentário de 10 minutos que examina os impactos humanos e financeiros dessas ocorrências para empresas e empregadores e revela que o Brasil está entre os países mais perigosos para se trabalhar no mundo: são 70 acidentes por hora.

Com objetivo de chamar a atenção de empregadores para engajar seu time em ações e cuidados com o meio ambiente do trabalho, a campanha oferece ainda recursos atrativos que podem ser replicados por empresas e organizações, gratuitamente, em suas redes sociais, site e em ações de comunicação interna.

É importante que os setores de saúde ocupacional e de transporte se unam para garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável para todos os profissionais do transporte. Afinal, a segurança deles é fundamental para manter o setor em movimento.