Saúde do homem é alvo do Novembro Azul
Mês de alerta à conscientização, prevenção e ao diagnóstico do câncer de próstata, o Novembro Azul tem se tornado um aliado cada vez mais efetivo no cuidado com a saúde masculina. Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) apontam que o número de novos casos de câncer de próstata em 2018 está acima de 68 mil – superando o câncer de mama, com 59,7 mil – em todo o país.
Ainda segundo dados do Inca, a elevação nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente explicada pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.
Novembro Azul: Saiba como se prevenir:
Para prevenção, especialistas recomendam exames clínicos e periódicos. O exame de toque, junto com o PSA (exame de sangue), deve ser feito anualmente, como rotina. O tempo de duração do exame é de apenas 10 segundos e tem como objetivo analisar a consistência da próstata, seu tamanho e se existem lesões palpáveis por meio do reto na glândula.
A avaliação é indicada a partir dos 50 anos de idade e, caso haja casos de pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos, é recomendável atenção, pois o risco de se ter a doença é aumentado de 3 a 10 vezes.
Alimentação e atividade física regular são essenciais para ajudar na redução do risco de desenvolvimento do câncer de próstata. As recomendações médica são: fazer, no mínimo, 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura; e incorporar ou manter uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal. Essa rotina também favorece a diminuição do risco de desenvolvimento de outras doenças crônicas. Também é aconselhável limitar o consumo de álcool e evitar ou eliminar o tabagismo.
RHMED é referência em Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho no Brasil e conta com unidades próprias no Rio de Janeiro e São Paulo , além de uma ampla rede de prestadores distribuídas em todas as regiões do Brasil. Clique aqui para ler nossos artigos.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!