Novembro Azul: Hora de prevenir!
Novembro Azul: Hora de prevenir!
O diagnóstico precoce ainda é a forma mais eficaz de combater o câncer de próstata. A campanha internacional Novembro Azul foi criada há quase 20 anos, na Austrália, justamente para chamar a atenção para a doença e divulgar a necessidade de exames periódicos entre os homens.
Além de incentivar a prevenção, a iniciativa global tem o objetivo de esclarecer quanto aos cuidados com a saúde do homem e combater mitos, tabus e preconceitos socioculturais que ainda cercam os exames e a própria doença.
No Brasil, o câncer de próstata é o mais prevalente entre pessoas do sexo masculino. Em grande parte das vezes, a doença não apresenta sintomas específicos.
Daí, a necessidade de manter os exames preventivos em dia para detectá-la em estágio inicial. Segundo dados do Ministério da Saúde, quase 90% dos casos podem ser curados se diagnosticados precocemente.
Apesar de atingir mais frequentemente homens da terceira idade, o câncer de próstata afeta um número cada vez maior de indivíduos na faixa entre 30 e 40 anos.
RHMED|RHVIDA: ações comprometidas com os ODS
Ao aderir ao Pacto Global da ONU para 2030, a RHMED|RHVIDA amplificou ainda mais suas ações relativas à saúde dos colaboradores, em todos os seus aspectos, o que é um dos pilares dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).
A RHMED|RHVIDA sempre incentivou ações voltadas à conscientização dos colaboradores sobre o câncer de próstata e orienta seus clientes e parceiros a promover também campanhas sobre o assunto. Eventos, palestras, newsletters e redes sociais, entre outros canais, podem colaborar na disseminação de conteúdo relevante e ajudar a salvar vidas.
É importante incentivar também hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada e exercícios físicos.
Campanhas como o Novembro Azul colaboram para consolidar a estrutura interna das empresas, melhoram o ambiente laboral e fortalecem princípios que traduzem a identidade e a cultura da organização.