Muito além das normas trabalhistas: saúde no trabalho deve ser prioridade
Muito além das normas trabalhistas: saúde no trabalho deve ser prioridade
É muito importante que o mundo corporativo entenda que a saúde do trabalhador vai muito além dos exames admissional, demissional e periódico. As empresas têm um papel social extremamente importante, uma vez que na maioria dos casos é somente através das ações de saúde ocupacional por elas promovidas que o colaborador tem contato com cuidados preventivos.
Obesidade, problemas de saúde mental, síndrome de Burnout, entre outros, estão entre as principais causas de absenteísmo e turnover. Ter profissionais capacitados e que estejam realmente atentos aos sinais e/ou sintomas do trabalhador é de extrema importância para ambos os lados.
Ao avaliar com cuidado o colaborador, a empresa investe no profissional garantindo seu bem-estar e, por outro lado, tende a aumentar a produtividade. Trabalhadores satisfeitos, assistidos e saudáveis elevam a qualidade do ambiente de trabalho e produzem mais. Não há dúvidas de que a organização que investe na qualidade de vida e saúde do seu funcionário está investindo no próprio sucesso.
Segundo levantamento* do Ministério da Previdência, até julho de 2022, as principais causas de afastamento no trabalho foram:
- mioma (leiomioma), um tumor benigno de útero;
- fratura de punho,
- transtorno de disco lombar (problema nas costas).
O comprometimento com a saúde do trabalhador gera um círculo de respostas positivas dentro da empresa, sendo uma estratégia que irá fortalecer a cultura e a imagem da organização. Contudo, não basta apenas seguir o que é estipulado nas normas trabalhistas. As empresas são compostas por pessoas, com comportamentos, estilos de vida e condições de saúde diversas.
Dessa forma, é preciso saber enxergar como anda a saúde na sua empresa e realizar uma gestão eficiente, que beneficie o colaborador a longo prazo, de acordo com a sua rotina de trabalho, doenças preexistentes e estilo de vida. Além disso, a empresa deve se preocupar com o bem-estar de todos dentro e fora do ambiente profissional.
Promover melhorias no posto de trabalho é um bom começo, mas também há outras formas de tornar o local mais amigável como, por exemplo, realizar campanhas contra a obesidade, tabagismo, diabetes, além de aproveitar as datas temáticas para palestras. Os pacotes de benefícios também devem ter um olhar especial. Convênio com academias, planos de saúde e restaurantes saudáveis são sempre bem-vindos.
O que sua empresa tem feito para promover a saúde dos colaboradores?
*A pesquisa considera somente aqueles afastamentos por mais de 15 dias e que, consequentemente, geraram um benefício do INSS ao segurado