Hora de festejar e agradecer
Chegamos ao fim de 2019. Para nós e para grande parte das empresas, o ano vai ser lembrado pelo acúmulo de experiências, a execução de planos e o trabalho árduo. Fácil não foi, é verdade. Mas a determinação de fazer mais e melhor serviu de combustível no enfrentamento e superação de todos os desafios. Para a RHMED|RHVIDA, o ano trouxe êxitos, sendo dois deles o desenvolvimento e o fortalecimento deste canal de comunicação com vocês e que só temos a agradecer.
A interação nos ajudou – e, esperamos, tenha auxiliado também nossos leitores – a entender melhor métodos e processos no empenho ainda maior para reafirmar a excelência de serviços. Poder colaborar com ideias e sugestões nos motiva na missão de cuidar das pessoas e das organizações.
Em 2019, cumprimos o que nos propomos a fazer: compartilhar nossa expertise e falar sobre segurança e saúde no ambiente de trabalho. E, na verdade, fomos bem além. Discutimos qualidade de vida, responsabilidade social e a importância de relações humanas na consolidação de qualquer pretensão de crescimento profissional e corporativo.
Aqui neste espaço de diálogo tivemos a oportunidade de apresentar assuntos relevantes às empresas e caras também à sociedade: NRs, campanhas de vacinação, prevenção de doenças, bullying, inclusão, sustentabilidade, engajamento e estresse, entre outros tantos temas.
Para nós da RHMED|RHVIDA, a intenção sempre foi levar bem-estar às empresas e a seus colaboradores, já que uma coisa não existiria sem a outra.
Gestão de pessoas: desafio permanente para RHMED|RHVIDA
O término de mais um ciclo nos enche de confiança em novos tempos. Muito foi realizado, mas ainda há outro tanto a ser feito. Gerir pessoas é tarefa contínua, incansável. Os mecanismos podem estar azeitados, em pleno funcionamento, mas, na verdade, nunca são concluídos.
Trabalhar com gente exige atenção permanente e especial. Cuidados que não podem ficar restritos meramente ao cumprimento das leis. Junto com nossos clientes, buscamos soluções que sejam viáveis e aplicáveis ao dia a dia, que resultem em consciência e engajamento de cada um dos funcionários. Todos se tornam peças-chave na manutenção da saúde e da segurança uns dos outros.
Ao partir dessa premissa, é possível assegurar um ambiente de trabalho agradável e uma empresa segura, produtiva e bem-sucedida. E é sabido que colaboradores satisfeitos viram o melhor cartão de visitas de qualquer corporação. Não reforçam a imagem da empresa só internamente, mas também para o público externo: parceiros, consumidores e concorrência. Assim como você, queremos multiplicar e disseminar boas práticas.
Vivemos um momento de renovar esperanças. O ano de 2019 foi um ano desafiador, com decisões importantes a serem tomadas, como migrar contratos para a plataforma SOC na RHVIDA, investimento na modernização do gerenciador, agora rebatizado de e-Vidamed. Também usamos o ano de 2019 para desenvolver uma frente mais robusta de inovação e dar um foco relevante aos contratos de operação de ambulatórios de clientes com o conceito de APS (Atenção Primária a Saúde). Sementes foram plantadas!
E 2020?
Às vésperas do novo ano, sua empresa possivelmente já finalizou o balanço de 2019. Acertos e erros fazem parte da aprendizagem e merecem que a organização e os seus colaboradores se debrucem sobre formas de aprimorar o que deu certo e não repetir os equívocos. Nossa experiência nos diz que as equipes precisam participar desse cômputo, fazendo críticas e oferecendo sugestões. Procure envolver todos os funcionários na análise e ouça com atenção o que eles têm a dizer. Os ganhos serão conjuntos!
Para o próximo ano, o ponto crucial, como observamos em textos anteriores, é o planejamento. Partir dos resultados de 2019 para formular as metas de 2020 já é meio caminho andado.
As empresas também precisam inovar, tanto nas relações pessoais quanto em tecnologia e capacitação de pessoal. A avaliação constante dos processos permite fazer ajustes e melhorias quase em tempo real. Cada colaborador deve ser percebido como indivíduo, com suas habilidades, ambições e necessidades específicas. O conjunto das individualidades é o que vai formar a identidade da empresa.
Esperamos que 2020 seja um ano melhor! E acreditamos nisso por algumas razões: nosso país finalmente dá sinais mais claros de que a crise está passando; aproveitamos para arrumar a casa e estamos implementando um jeito novo de trabalhar, com foco em gestão de indicadores e qualidade; vamos avançar com nossa frente de tecnologia para automatizar processos e tornar nossa empresa mais ágil e assertiva.
A todos vocês que nos acompanharam durante este ano, os nossos votos de saúde, boas-novas e conquistas. Que possamos seguir compartilhando informações, avançando conjuntamente na missão de fazer a diferença dentro e fora das empresas.
Enfim, as palavras de ordem para 2020 são: qualidade; inovação; planejamento e gestão; e crescimento.
Obrigado pela companhia e boas festas a todos!