O Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho, comemorado no último dia 27, tem como objetivo alertar empregados, empregadores, governos e sociedade civil para a importância de práticas que reduzam o número de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. É também o de conscientizar sobre a promoção de um ambiente seguro, com práticas saudáveis, em todos os setores produtivos.
Acidente de trabalho é aquele que ocorre durante o serviço ou no trajeto entre a residência e o local de trabalho, e vice-versa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional, acarretando a perda ou redução da capacidade para o trabalho e, em último caso, a morte. Podem ser causados por fatores naturais ou por falta de medidas de proteção. E as doenças ocupacionais podem ser enquadradas nessa categoria.
Dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) comprovam que a cultura de prevenção precisa ser modificada o quanto antes. O Brasil registrou, em 2022, mais de 612 mil acidentes no trabalho, um a cada 51 segundos, além de um óbito a cada três horas. O Brasil é o quarto país que possui maior taxa de mortalidade no trabalho, ficando atrás apenas de China, Índia e Indonésia.
A conscientização e a formação dos trabalhadores no local de trabalho são a melhor forma de prevenir acidentes. A isso devemos acrescentar a aplicação das medidas de segurança coletivas e individuais inerentes à atividade desenvolvida. Confira abaixo algumas dicas para evitar que o colaborador fique afastado de sua função:
· Use sempre os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs);
· Mantenha áreas de circulação desobstruídas;
· Não bloqueie o acesso aos equipamentos de emergências (macas, extintores, etc.)
· Informe ao superior imediato sobre a ocorrência de incidentes;
· Não execute atividade para a qual não está habilitado;
· Não improvise ferramentas;
· Oriente os novos colaboradores sobre os riscos das atividades;
· Cuidado com tapetes em áreas de circulação;
· Não retire os Equipamentos de Proteção Coletiva das máquinas e equipamentos. Eles protegem você e demais trabalhadores simultaneamente;
· Evite a pressa, ela é “inimiga da perfeição”.
· Confira sua máquina ou equipamento de trabalho antes de iniciar suas atividades, através do check list;
· Ao sentar, verifique a firmeza e a posição das cadeiras;
· Não deixe objetos caídos no chão.