Outubro Rosa: Ações nas empresas podem ajudar na conscientização do câncer de mama

Outubro Rosa: Ações nas empresas podem ajudar na conscientização do câncer de mama

 

A campanha anual realizada mundialmente para alertar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, o Outubro Rosa, busca também divulgar dados preventivos e ações fundamentais para o enfrentamento da doença.

No Brasil, estima-se que, entre 2020 e o fim de 2022, um total de 66.280 mulheres sejam afetadas pelo câncer de mama. É o 2º mais incidente entre as mulheres, ficando atrás somente do câncer de pele. É muito importante que as empresas promovam, não só em outubro, mas durante o ano, ações que estimulem a realização de exames e idas ao médico. Empresas que incluem o Outubro Rosa em sua programação dão uma prova de responsabilidade social e comprometimento.

Iniciativas que ajudem a disseminar e a fixar a campanha na memória dos funcionários são bem-vindas na rotina dos colaboradores, bem como dar suporte para quem estiver precisando por esse momento delicado.

Como as empresas podem contribuir para a conscientização:

– Promover um dia em que todos vistam rosa ou um laço da cor – símbolo da campanha, deixar uma caixinha das dúvidas em ambientes comuns, distribuir materiais de conscientização, promover um dia de corte de cabelo para doação das pacientes que perdem o cabelo durante o tratamento;

– Incentivar as consultas: a empresa pode liberar as colaboradoras que desejarem realizar as consultas de check-up ginecológico para realizar os exames adequados na prevenção contra o câncer de mama. Se possível, a empresa pode buscar uma parceria de um consultório ou clínica para indicar a quem deseja fazer os exames, de forma gratuita ou com descontos;

– Promover eventos de esclarecimento: nada melhor do que especialistas sobre a doença para explicar melhor os tipos de prevenção, exames e tratamentos. Palestras e rodas de conversa são bem-vindas.

Como prevenir o câncer de mama?

Não há uma única causa para a doença. Fatores hormonais, ambientais, comportamentais e genéticos aumentam o risco de desenvolver a doença. O risco aumenta com a idade, sendo maior a partir dos 50 anos. No entanto, é possível reduzir o risco de desenvolver câncer de mama mantendo o peso corporal adequado, praticando atividade física e evitando o consumo de bebidas alcoólicas e o tabagismo. Amamentar também é um fator de proteção.

A boa notícia é que a manutenção de hábitos saudáveis contribui para a prevenção de, pelo menos, 30% dos casos de câncer de mama.